Turquia e Grécia

RESUMO DO ROTEIRO - LEITURA RÁPIDA.

TURQUIA:

ISTAMBUL - ESTREITO DE BÓSFORO - PALÁCIO TOPKAPI - GRANDE BAZAR / HIPÓDROMO – A MAJESTOSA MESQUITA AZUL - SANTA SOFIA – CISTERNA DA BASÍLICA YEREBATAN / PARTINDO DE ISTAMBUL PARA KAYSERİ NA CAPADÓCIA, DE AVIÃO - VISITA À CIDADE SUBTERRÂNEA DE KAYMAKLI / A DESLUMBRANTE CAPADÓCIA – O ENCANTADOR VALE DO GÖREME - IGREJAS RUPESTRES / *POSSIBILIDADE DE PASSEIO DE BALÃO / CAPADÓCIA / KONYA / PAMUKKALE - FORMAÇÕES VULCÂNICAS “CASTELO DE ALGODÃO”,  E AS TERMAS CLEÓPATRA / ÉFESO / IGREJA DE SÃO JOÃO / CASA DA VIRGEM MARIA / KUSADASI.

 

GRÉCIA:

EMBARQUE PARA (3) TRÊS DIAS DE CRUZEIRO PELAS ILHAS GREGAS / ILHA DE PATMOS /  ILHA DE RODES - TEMPO DIA LIVRE NA BELA ILHA DE RODES /   HERAKLION - CRETA - PALÁCIO DE KNOSSOS - ILHA DE SANTORINI / FIM DO CRUZEIRO / VISITA EM ATENAS – ACROPOLE / PARTENON E AREÓPAGO / VISITAS A CORINTO - CANAL DE CORINTO – TARDE LIVRE EM ATENAS.                 

 

ROTEIRO COMPLETO - LEITURA DETALHADA.

 

DIA. 07/AGOSTO/2022 (Domingo) - ENCONTRO DO GRUPO NO AEROPORTO INTERNACIONAL DE GUARULHOS – SP.

Em horário a ser determinado, encontro do grupo no Aeroporto Internacional de Guarulhos - SP (CUMBICA). Procedimentos de embarque com total apoio da equipe CAPRICE.

 

1º DIA. 08/AGOSTO/2022 (Segunda)

EMBARQUE EM GUARULHOS - SP / DESEMBARQUE EM ISTAMBUL / TURQUIA.

Após os procedimentos de check in, embarque em voo com destino a Istambul.

Desembarque em Istambul no período da noite.

Recepção de nossa equipe local no aeroporto.

Transfer em transporte exclusivo ao grupo com destino ao hotel.

Hospedagem e descanso.

INCLUSO: LANCHE RECEBIDO NOS QUARTOS, DEVIDO AO HORÁRIO DE CHEGADA AO HOTEL (LANCHE IN BOX).

 

2º DIA. 09/AGOSTO/2022 (Terça)

VISITAS EM ISTAMBUL - ESTREITO DE BÓSFORO - PALÁCIO TOPKAPI - GRANDE BAZAR.

 

ISTAMBUL:

Após café da manhã, em horário a ser determinado, sairemos para visitas em Istambul, a cidade que ocupa dois continentes, dividida pelo estreito de Bósforo em duas partes, uma na Ásia e outra na Europa. Sua prodigiosa história e sua permanente atividade econômica devem-se à sua localização entre duas correntes da civilização: do Mediterrâneo ao Mar Negro da Europa à Ásia.

Até o ano 330 d.C. era chamada Bizâncio e, posteriormente, até 1453, Constantinopla. Em 29 de outubro de 1923, se estabeleceu a República e a capital passou a ser Ankara. O atual nome, Istambul, lhe foi outorgada em 1930 quando a República foi reconhecida. Foi a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano. A grande maioria de sua população é Muçulmana, com minorias de Cristãos e Judeus.  É a sede do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, cabeça da Igreja Ortodoxa.

É uma grande metrópole, sendo a maior cidade da Turquia, conta cerca de 13 milhões de habitantes na área metropolitana, uma cidade muito vibrante. Em 1985 foi declarada Patrimônio da Humanidade. É um museu a céu aberto.

 

ESTREITO DE BÓSFORO:

Iniciaremos o dia com um inesquecível passeio de barco de duas horas navegando para conhecer o famoso Estreito de Bósforo, que separa a cidade em dois os continentes: Asiático e Europeu. Tem enorme importância para o tráfego naval entre os países da antiga União Soviética e o resto do mundo. O tráfego de navios e barcos é grande. Possuindo assim uma importância geopolítica sem igual. Atinge 650 m até 4,5 km de largura com 35 km de extensão unindo o Mar de Mármara ao sul e o Mar Negro ao norte.

Em toda a sua extensão, durante o passeio de barco apreciaremos cafés e restaurantes, casas antigas de madeira turca, a Torre da Moça, mesquitas, palácios, a Fortaleza de Hisar construída pelos Turcos entre os séculos XIV e XV e também a Universidade do Bósforo (universidade mais importante da Turquia), onde as aulas são em inglês.

 

PALÁCIO TOPKAPI:

Em seguida, visitaremos o bonito Palácio Topkapi, um complexo de prédios que traçam a história do Império Otomano. É o museu mais visitado da Turquia, construído em 1475 por Maomé II, o conquistador.  Seu nome significa porta do canhão. Foi o palácio residencial onde diversos sultões Otomanos viveram entre os séculos XV e XIX. É um deslumbre e merece ser mostrado para você. Iniciaremos a nossa visita no palácio, pelo complexo do Harém, a área onde residiam as mulheres do Sultão. A vida dentro do Harém, com dezenas de mulheres vindas de todo o império, não era nada fácil. Era repleta de intrigas e lutas pelo poder — todas queriam se tornar a favorita do soberano e garantir que um de seus filhos se tornasse o futuro mandatário. Além de belas salas, o Palácio Topkapi guarda algumas surpresas como a Biblioteca de Ahmet III. Preciosidades como tapetes, relógios, cerâmicas, cristais e pratarias. Mas nada se compara à exposição do Tesouro, onde uma profusão de joias o aguardará, como a armadura de diamantes de Mustafá III, tronos, a deslumbrante adaga cravejadas de pedras preciosas, e um diamante de 86 quilates, além de roupas e relíquias sagradas para os Muçulmanos e um item muito curioso “pelos da barba do profeta Maomé”. Trata-se de um impressionante acervo, acumulado durante quase 500 anos de poderio otomano.

 

GRANDE BAZAR TURCO:

Em seguida iremos para o *Grande Bazar. Tempo livre. O Bazar Coberto é a atração mais visitada de Istambul, um grande labirinto de lojas, com quase 4 mil, que é praticamente uma cidade com bancos, restaurantes, mesquitas e posto policial. Nesse bazar, você encontra de tudo. Diga que é brasileiro e divirta-se com os simpáticos comerciantes turcos.

O número de visitantes diários entre locais e turistas oscila entre os 300 e 500 mil, dependendo da época, é ponto de encontro de turistas do mundo todo. O Grande Bazar se distribui em 64 ruas acessadas por 22 portas.

*Não aberto aos domingos e feriados.

INCLUSO: CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR.

 

3º DIA. 10/AGOSTO/2022 (Quarta)

ISTAMBUL - HIPÓDROMO – A MAJESTOSA MESQUITA AZUL - SANTA SOFIA – CISTERNA DA BASÍLICA YEREBATAN.

 

HIPÓDROMO E PRAÇA DO SULTÃO AHMET:

Após café da manhã, dia todo para visitar Istambul, incluindo o Hipódromo Romano, também conhecido atualmente, como a Praça do Sultão Ahmet. Sua construção começou no início do século III sob o domínio do império Romano, onde, no seu auge, abrigava corridas de bigas. Foi palco de execuções públicas, bizarras manifestações públicas e eventos em que os imperadores pudessem aparecer.

 

A MAJESTOSA MESQUITA AZUL:

Visitaremos a Mesquita Azul, a famosa Mesquita do Sultão Ahmet construída entre 1609 a 1616. No Islamismo o número de minaretes, ou torres, é proporcional importância da mesquita. A maioria tem entre dois a quatro minaretes.  Mas a Mesquita Azul é diferente, os minaretes são um show a parte, pois no início do século XVII, o jovem sultão Ahmet, de apenas 19 anos, pediu ao arquiteto a façanha de seis minaretes para o projeto da sua grandiosa Mesquita. Do alto dessas torres, os muçulmanos são chamados para as cinco orações diárias. O curioso é que a Mesquita Azul, na verdade não é azul por fora, o azul vem de dentro. O nome tem origem na cor azulada refletida por mais de 20 mil azulejos em seu interior, alguns deles estão ali desde o século XVII. A claridade que proporciona esse efeito magnífico provém de cerca de 260 janelas no interior da Mesquita Azul. É a maior das mesquitas de Istambul.

 

BASÍLICA DE SANTA SOFIA (Agia Sophia):

Em seguida visitaremos a Basílica de Santa Sofia, uma praça separa a Mesquita Azul, da Basílica. Parece que uma observa a outra eternamente, nos jardins entres os dois monumentos tiraram-se as melhores fotos. Santa Sofia (Agia Sophia) significa "Sagrada Sabedoria” é uma obra prima, foi construída no ano de 573 d.C. pelo imperador Justiniano com a ambição de que fosse a maior igreja do mundo. E certamente foi, pelos 800 anos seguintes do Império Bizantino, quando a então Constantinopla foi tomada pelos Otomanos. Foi construída e decorada com tijolos, mármores, granitos e azulejos vindos de várias partes do mundo. Um verdadeiro espetáculo sustentado por 107 colunas, 40 na nave e 67 nas galerias superiores.

 A partir de 1453, tornou-se Mesquita - função que teve por 481 anos até 1934 quando virou museu. No entanto até o presidente Turco, Tayyip Erdogan, assinou um decreto em Setembro de 2020 para que a antiga Basílica Bizantina de Santa Sofia fosse entregue às autoridades religiosas muçulmanas, abrindo caminho para que a construção de 15 séculos de existência seja reconvertida em Mesquita.

 

CISTERNA DA BASÍLICA YEREBATAN:

Sob o chão do bairro de Sultanahmet, no coração de Istambul, na Turquia ficam as galerias e túneis que serviram para armazenar a água da cidade na época do Império Bizantino, e tornaram-se uma das atrações mais conhecidas da cidade. A cisterna da Basílica Yerebatan é a maior das dezenas de cisternas construídas por Justiniano no ano 532, e se encontra bem perto da Basílica de Santa Sofia. Utilizando 336 colunas romanas, possui 140m de comprimento 70m de largura e 12m de altura, o lugar impressiona, mas atualmente não está mais todo tomado pela água. Existem passarelas que permitem que os visitantes caminhem entre as colunas de mármore que abrigava água suficiente para abastecer a cidade, principalmente durante algum cerco militar. As águas provinham de reservatórios próximos ao Mar Negro, escorrendo através de aquedutos de 20 km de extensão.  Foi utilizada até finais do século XIV como cisterna de água, e por volta do século XIX foi restaurada depois de ser usada como armazém de madeira.

INCLUSO: CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR.

 

NOTA IMPORTANTE PARA O SEU CONFORTO:

No dia seguinte o grupo terá um voo de Istambul para a Região da Capadócia;

O grupo ira embarcar apenas com a mala de mão (limite 8 kg);

O grupo não ira despachar a mala grande, pois, o limite de bagagem é de apenas 20 kg.

A mala grande seguirá viagem em ônibus privado até o hotel. Quando o grupo chegar ao hotel as malas já estarão disponíveis.

Sendo assim, o grupo terá que disponibilizar a MALA GRANDE neste dia até às 19h, para ser colocada no ônibus e seguir viagem terrestre.

 

4º DIA. 11/AGOSTO/2022 (Quinta)

PARTINDO DE ISTAMBUL PARA KAYSERİ NA CAPADÓCIA, DE AVIÃO - VISITA À CIDADE SUBTERRÂNEA DE KAYMAKLI.

Café da manhã e transfer até ao aeroporto de Istambul. Procedimentos de embarque e voo de 50 minutos com destino à cidade de KAYSERİ.

 

KAYMAKLI A CIDADE SUBTERRÂNEA:

Desembarque e viagem para região de Capadócia, onde visitaremos a impressionante cidade subterrânea de Kaymakli. Uma das dezenas existente na região da Capadócia, neste caso em especial a incrível Kaymakli descoberta em 1964.

As primeiras escavações no calcário poroso da Capadócia remontam, talvez, a época dos hititas, em torno de 1300 a.C..

Kaymakli è uma das maiores cidades subterrâneas da Capadócia. São 4 andares para o interior da terra liberados para visitas, e nestes andares podemos ver espaços destinados para manter animais, lugares para cultos, lugar para pisar a uva  e produzir vinho, cozinhas, padaria, quartos, celeiros, chaminés, túneis para renovação de ar. Realmente é uma estrutura grande e complexa.

 

REFÚGIO PARA OS CRISTÃOS PERSEGUIDOS PELO IMPÉRIO ROMANO:

Mais tarde estas cidades subterrâneas passaram a ser refúgio para cristãos perseguidos pelo Império Romano, até o Édito de Milão, promulgado em 313 pelo imperador Constantino onde assegurava a tolerância e liberdade de culto para com os cristãos, alargada a todo o território do Império Romano. Em torno de 8 mil cristãos, fugindo das perseguições romanas, ali encontraram refúgio.  Mais tarde, a partir do século VII, mais povos se refugiaram na região para escapar de invasões Omíadas e Abássidas. Durante séculos, a cidade foi expandida, contando no final com quilômetros de galerias.

 

RESERVA PARA O OPCIONAL PASSEIO DE BALÃO A SER REALIZADO NO DIA SEGUINTE:

Após visita, retorno para o hotel. Na chegada do hotel, com a organização do nosso guia, haverá oferecimento de um opcional passeio de balão para o dia seguinte. Para os interessados em uma hora de voo de balão sobre as lindas formações da Capadócia, o pagamento terá que ser realizado direto para os representantes da empresa de balão que estarão no hotel à espera do grupo. O passeio será realizado no dia seguinte saindo do hotel 5h da manhã. Início do voo 05h45min. Retorno para hotel 07h30min para o café da manhã e saída para o passeio na Capadócia.  Por questões climáticas, como chuva, muito vento, ou outros fatores, o passeio poderá não acontecer.

Hospedagem e descanso.

INCLUSO: CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR.

 

5º DIA. 12/AGOSTO/2022 (Sexta)

A DESLUMBRANTE CAPADÓCIA – O ENCANTADOR VALE DO  GÖREME - IGREJAS RUPESTRES / *POSSIBILIDADE DE PASSEIO DE BALÃO.

Neste dia bem cedo, para os que fizeram a reserva (no dia anterior) terão o sobrevoo de balão sobre as impressionantes paisagens da Capadócia.

 

UM INESQUECÍVEL VOO DE BALÃO SOBRE A CAPADÓCIA: (opcional)

Uma experiência incrível e inesquecível! Balões coloridos, em quantidade 50 a 60 enfeitam ainda mais as belíssimas paisagens naturais da região. O nascer do sol é um dos fenômenos naturais mais lindos do mundo. No entanto, na Capadócia a alvorada ganha ainda mais beleza ao contrastar os tons multicoloridos das formações geológicas com o show dos balões coloridos despontando no horizonte. Durante este lindo voo, você vai se encantar com o cenário cinematográfico da Capadócia, voando por cima das formações milenares e apreciando o contraste produzido pelo sol nascendo, e o multicolorido das montanhas e das Chaminés de Fada. Após o voo, retorno para o hotel para o café da manhã.

 

CONHECENDO A CAPADÓCIA E SUAS INCRÍVEIS FORMAÇÕES:

Após o café, sairemos para um dia todo dedicado a conhecer a Capadócia e o encantador Vale do Goreme. Todas aquelas lindas paisagens que você viu durante o passeio de balão: agora você vai passear entre elas! Será um dia para nunca se esquecer!

 A bela região da Capadócia foi uma província romana e uma grande região na parte oriental da Ásia Menor. Visitar a Capadócia é como estar em outro planeta. Casas entalhadas nas paredes das rochas garantem uma paisagem parecendo cenário de filme (que, aliás, já foi de vários). As montanhas, as cavernas, o deserto, tudo será muito diferente do que você já viu. A paisagem é dominada por grandes rochas cônicas e avermelhada, conhecida como Chaminés de Fada.

 A Capadócia é daqueles lugares que você se pergunta, como surgiu tanta beleza variada e tão única numa só região? São incríveis! É um daqueles lugares que palavras não descrevem e fotos não revelam tudo. Só estando lá para compreender as maravilhas que a natureza é capaz de fazer. Ali, durante milhares de anos, várias civilizações escavaram as paredes das montanhas para construir suas casas. O resultado é fantástico. A impressão que se tem é a de um condomínio pré-histórico, com todos aqueles buracos nas rochas de calcário. Ocupa um planalto com altitude média de 900m acima do nível do mar. Embora os seus limites tenham variado ao longo da história, basicamente tinha ao norte, a Galácia e a Licônia a oeste, a Cilícia e os Montes Tauro ao sul e a Armênia e o alto Rio Eufrates a leste.

 

O ENCANTADOR VALE DO GÖREME:

Visitaremos o Vale do Göreme.  Com apenas 6 mil habitantes, Göreme é uma cidade incrível, como você nunca viu antes. A vila colorida de casas de pedras, hotéis-cavernas, tomada por formações rochosas que parecem cogumelos. É uma das mais importantes da região. A quantidade de grutas escavadas é enorme. Visitaremos a aldeia de Uchisar. O Göreme é basicamente uma coleção de hotéis-cavernas, restaurantes, alguns bares e lojas, a cidade de Uchisar e Ürgüp, incrivelmente cresceram entre as formações, criando uma imagem impressionante, linda e hollywoodiano.

 

GÖREME – IGREJAS RUPESTRES - HISTÓRIAS ESCULPIDAS NAS PEDRAS:

Visitaremos um dos principais tesouros do Göreme, que são suas igrejas rupestres. Um incrível complexo monástico Bizantino integrado por igrejas escavadas na rocha. Existem entre 400 e 500 igrejas na região. As mais antigas datam provavelmente do século VI, embora a maior parte date dos séculos X e XI. São tantas construções que a cidade criou o Museu a Céu Aberto em seus arredores. O destaque são justamente as igrejas entalhadas nas rochas. Como muitos Cristãos se refugiaram por ali na época do Império Romano, as grutas escondiam diversos templos. Decoradas em estilo Bizantino, têm vários afrescos e mosaicos Católicos, muitos estão em ótimo estado de conservação.

Hotel e descanso.

INCLUSO: CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR.

 

6º DIA. 13/AGOSTO/2022 (Sábado)

CAPADÓCIA / KONYA / PAMUKKALE.

Após café da manhã, saída para Icônio (atualmente Konya). Era uma cidade grega situada entre uma planície fértil muito grande que se estendia ao norte e ao leste do planalto central do distrito de Licaônia. Foi capital do Império Selêucida nos séculos XII e XIII, e durante esse período era o centro da cultura de toda a Turquia. Esta cidade também tem a sua própria lenda, já que se diz que foi um dos primeiros lugares que ressurgiu das águas caídas durante o Dilúvio Universal. É centro de peregrinação muçulmana, sendo a cidade mais religiosa da Turquia. Lá está localizado o túmulo de Mevlana e os Dervixes e sua dança rodopiante, que representa a ordem Mevlana do Sufismo.

 

KONYA, A CIDADE SANTA TECLA:

É a segunda cidade em importância desta área depois de Ankara. É cidade de Santa Tecla, a primeira mártir do sexo feminino da Igreja Cristã (Século I). O único registro que se conhece sobre ela é proveniente do livro apócrifo, do século II, chamado "Atos de Paulo e Tecla", onde ela é mencionada como seguidora do Apóstolo Paulo. Santa Tecla vivia na atual cidade de Konya.

 

APÓSTOLO PAULO EM KONYA:

Paulo visitou a cidade de Icônio nas três viagens missionárias, (At 14:19). Ao contrário da Antioquia da Pisídia, onde Judeus e os aristocratas expulsaram Paulo e seu companheiro. A multidão de Icônio ameaçou apedrejá-los, e quase foram mortos. Paulo e Barnabé fugiram da cidade para o sul, para Listra e Derbe.

Continuação para Pamukkale, famosa pelas "termas" de águas quentes.

Hotel e descanso.

INCLUSO: CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR.

 

7º DIA. 14/AGOSTO/2022 (Domingo)

PAMUKKALE – FORMAÇÕES VULCÂNICAS “CASTELO DE ALGODÃO”, E AS TERMAS CLEÓPATRA.

 

PAMUKKALE – CASTELO DE ALGODÃO:

Após café da manhã visita à Pamukkale.

Pamukkale faz parte da lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, tanto pelo seu valor natural quanto cultural.  Classificado pelas suas nascentes de água quente, como pelas ruínas da antiga capital Frígia. Fica situada na região ocidental da Turquia, junto ao Rio Meandro. Seus registros datam do período helenístico, quando as suas fontes termais naturais transformaram a cidade de Hierápolis, fundada em 197 a.C. em um centro de cura.

As águas são claras, mas não são transparentes, por terem muitos minerais. Turistas vão de roupa de banho e ficam deitados nos pequenos tanques de calcário como se fosse uma banheira com hidromassagem de 35°C. As piscinas (tanques) são em forma de degraus e se estende por mais de 100 metros. Pamukkale está localizada em uma montanha de calcário com quase 200 metros de altura, de longe parece um pico nevado, mais próximo parece que foi pintado de branco, seu nome em turco é Castelo de Algodão, não é neve, tão pouco tinta ou algodão, mas cálcio impregnado há séculos nas encostas da montanha proveniente das profundezas da terra junto com a água quente termal, cheias de propriedades terapêuticas.  É um cenário paisagístico de encher os olhos.

 

PISCINA CLEÓPATRA: Meio dia livre nas águas medicinais.

Outra piscina conhecida como piscina de Cleópatra, onde poderemos entrar (pagando a parte) está sobre as antigas colunas de um templo romano, com águas termais que chegam a 36°C. De acordo com a lenda, era frequentada pela rainha do Egito que acreditava no poder curativo e rejuvenescedor daquela água, que ficou conhecida então como Fonte da Beleza. Ao entrar desviraremos das colunas e capitéis caídos da época dos romanos, com suas águas límpidas e claras, que não deixa dúvida de sua localização e depois é só relaxar em suas águas quentes e medicinais.

INCLUSO: CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR.

 

8º DIA. 15/AGOSTO/2022 (Segunda)

PAMUKKALE / ÉFESO / IGREJA DE SÃO JOÃO / CASA DA VIRGEM MARIA / KUSADASI.

Café da manhã e viagem até a belíssima cidade de Éfeso.

 

A CASA DA VIRGEM MARIA:

Também visitaremos a casa da Virgem Maria.  A casa foi declarada um santuário da Igreja Católica Romana em 1896, e desde então se tornou um lugar popular de peregrinação. Foi funcionando como uma capela por mais de um século. O Papa Paulo VI visitou o santuário em 26 de julho de 1967. Após a chegada do Papa, cerca de 1,5 milhões de Católicos visitam o local no alto de uma colina anualmente.

A montanha está localizada a cerca de 500 metros acima do nível do mar. Este é um lugar espiritual. Não só os cristãos, mas muçulmanos também visitam a casa, pois Maria é mencionada no Alcorão muitas vezes.

O Papa Bento XVI visitou a Casa da Virgem Maria em 29 de novembro de 2006, bem como Paulo VI e João Paulo II.

 

UMA VIAGEM NO TEMPO PELA FASCINANTE HISTÓRIA DE ÉFESO:

Em 133 a.C. Éfeso  foi declarada capital da Província Romana da Ásia. O nosso passeio a pé se iniciará pela parte alta, onde andaremos por centenas de colunas ainda com seus capitéis, teatro e mosaicos, que aos poucos vai nos dando a dimensão da cidade magnífica que era em seu apogeu. Mas a grandiosidade de Éfeso ficará por conta da segunda parte da visita quando iniciaremos a descida rumo à biblioteca de Celso. A magnífica vista que se descortina a sua frente é de tirar o folego!  Tente construir em sua mente como seria há dois mil anos atrás aquilo que ainda hoje é espetacular.

 A rua com calçamento de pedra (cardo romano) abre a sua frente como um convite a percorrê-la, pertencia à época dos romanos e ainda hoje pode ser vista praticamente intacta,  com as calçadas, sarjetas, marcas das rodas das carroças, (prova inequívoco do pesado trânsito que havia na cidade) bueiros para coletas de água de chuva, banheiros públicos coletivos, rede de água e esgoto.  Como uma passarela iniciaremos a descer pela rua Ladeada por colunas, belas estátuas e fachadas de templos, parecendo que há dois mil anos foi uma das mais lindas ruas da antiguidade.  Guardado devidas proporções, em Éfeso percebemos que as cidades atuais, são resultados do aperfeiçoamento da engenharia das antigas cidades romanas. Em Éfeso ainda se pode ver um dos maiores teatros do mundo na época, com capacidade para 25 mil espectadores de uma população total estimada em cerca de 400 mil a 500 mil habitantes. Era a quinta mais populosa cidade do império.

A cidade era célebre pelo Templo de Ártemis, construído por volta de 550 a.C., uma das sete maravilhas do mundo. O templo foi destruído, juntamente com muitos outros edifícios, em 401 d.C. por uma multidão liderada por São João Crisóstomo.  O imperador Constantino I reconstruiu boa parte da cidade e ergueu novos banhos públicos, porém a cidade foi novamente destruída por um terremoto, em 614. Éfeso foi o maior centro de comércio exterior que havia na Ásia, mas diminuiu a medida que o seu porto começou a ser assoreado pelo rio Caístro, segundo o historiador Estrabão (64 a.C. – 25 d.C.).

 

APÓSTOLO PAULO EM ÉFESO:

Éfeso foi uma das Sete Igrejas da Ásia citadas no livro bíblico do Apocalipse. Nos tempos apostólicos, Éfeso foi uma das cidades do Império Romano onde o Cristianismo mais se difundiu. Paulo de Tarso e João Evangelista pregaram na cidade, e nela Paulo quase perdeu a sua vida. A Igreja que havia em Éfeso foi destinatária de uma das sete cartas ás igrejas da Ásia mencionadas no Apocalipse, juntamente com Esmirna, Pérgamo, Sardes, Tiatira, Filadélfia e Laodicéia. A cidade também foi sede de dois concílios (o Primeiro e o Segundo Concílio de Éfeso). O apóstolo Paulo viveu e pregou nesta cidade por dois anos, e quase perdeu a sua vida quando pregou contra o culto a deusa Diana.(At. 19,23-41)

 

BIBLIOTECA DE CELSO:

Chagaremos no que restou de uma das maiores atrações de Éfeso, a Biblioteca de Celso. Ela foi construída para abrigar um total de 12 mil pergaminhos e também ficou conhecida por ser o local onde os restos mortais do senador romano Tiberius Julius Celsus foram enterrados. A biblioteca foi construída por seu filho, Gaius Aquila.  A construção começou aproximadamente no ano 117 d.C. e foi concluída por volta do ano 120 d.C. Celso foi enterrado por baixo da biblioteca, junto à sua entrada, onde a estátua de Atena, a deusa da sabedoria, se encontra.

 

BASÍLICA DE SÃO JOAO EVANGELISTA E SEU TÚMULO:

Em uma colina próxima visitaremos as ruínas da igreja de São João onde encontra o seu túmulo. É o local que São João viveu após o retorno da Ilha de Patmos. A pequena igreja na colina foi dedicada ao apóstolo João que escreveu o livro do Apocalipse. Esta pequena igreja foi substituída por uma grande basílica construída pelo imperador Justiniano no século VI. Foi a segunda maior igreja na Anatólia. As impressionantes ruínas da basílica ainda são visíveis, e tem sua construção em forma de cruz. Sob a cúpula central está a tumba de São João.

INCLUSO: CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR.

 

9º DIA. 16/AGOSTO/2022 (Terça)

ÉFESO / KUSADASI – DIA DO EMBARQUE PARA (3) TRÊS DIAS DE CRUZEIRO PELAS ILHAS GREGAS / ILHA DE PATMOS.

Café da manhã.

Saída do hotel em direção ao porto de Kusadasi para procedimentos de embarque, dando início a três dias de cruzeiro pelas Ilhas Gregas. Nosso primeiro destino já em navegação pelo Mar Egeu será a Ilha de Patmos, uma charmosa e misteriosa ilha conhecida por ser o local para onde o apóstolo João foi exilado devido a sua pregação. O Apóstolo João foi preso, torturado e exilado na Ilha de Patmos. Este era um lugar de banimentos durante os tempos romanos. Ali João esteve preso por um período de quatro anos.

 

 

ILHA DE PATMOS:

Ao desembarcar no porto de Patmos sairemos em ônibus exclusivo para visitar a Gruta de São João no alto da colina, onde existe uma capela Ortodoxa construída em torno da caverna onde São João viveu por cerca de quatro anos enquanto escrevia o Apocalipse. João foi perseguido pelo imperador Domiciano, sendo exilado na Ilha de Patmos no ano de 95 d. C.. A tradição dos habitantes da ilha indica a caverna da Capela, como sendo o local onde o apóstolo João em exílio, recebeu a revelação para escrever o livro, como é atestado nos primeiros capítulos do livro de Apocalipse.

 

MOSTEIRO DE SÃO JOÃO:

Subindo mais um pouco em direção ao topo da montanha, *possibilidade de visitar Mosteiro de São João, localizado no topo da colina, no meio das casas brancas pitorescas que formam um contraste marcante na sua presença imponente. Foi construído por Christodoulos Santíssima, Servo de Cristo, em 1088. Tem paredes grossas coroadas com um total de oito Capelas. Possui um pátio de pedra, com arcos através dos quais podemos ver os afrescos que adornam a entrada da capela.

*NOTA: Para se chegar ao Mosteiro é necessário fazer uma boa caminhada a pé em subida, e com muitas escadarias. O percurso pode ser cansativo para alguns.

 

TEMPO LIVRE NA CHARMOSA VILA DE SKALA ANTES DO REGRESSO PARA O NAVIO:

Após as visitas, iremos nos dirigir até a vila que está na orla da ilha, onde poderemos aproveitar o tempo livre para passear entre as belas ruelas com casas coloridas repletas de lojinhas e restaurantes, não é apenas o centro de atividades da ilha, mas também uma vila muito charmosa. Suas ruas estreitas e a incrível vista do Mar Egeu torna um lugar perfeito para passear e comprar até o momento do retorno para o navio. Continuação do Cruzeiro em direção à Ilha de Rodes.

INCLUSO: CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR.

 

10º DIA. 17/AGOSTO/2022 (Quarta)

CRUZEIRO - ILHA DE RODES - HORÁRIO PARA O DIA LIVRE NA BELA ILHA DE RODES.                             

Café da manhã. Chegada em Rodes.

Dia livre nesta linda ilha. Você poderá andar pela capital da ilha para visitar a antiga cidade amuralhada, com seu lindo, extenso e pitoresco centro de comércio ou "pegar uma praia".  Visitar o local onde no passado ficava o famoso Colosso de Rodes de fácil identificação na orla. O charme desta ilha está no seu comércio, na orla marítima, e na praia, e não vale a pena pagar por opcional ilha adentro.

Aproveite o dia, das 9h30 às 17h, por ali mesmo na cidade antiga de Rodes.

Sugestão: Neste dia, teremos almoço incluso no navio (como em todos os dias de cruzeiro); mas não compensa voltar no navio para fazer o almoço. Aproveitem e façam um lanche, pizza, um prato de pasta italiana ou um delicioso prato de frutos do mar e aproveitem a praia. Explore a cidade! Preferindo, volte ao navio para almoçar.

Final da tarde, todos a bordo.

Continuação do cruzeiro para Creta.

INCLUSO: CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR.

 

11º DIA. 18/AGOSTO/2022 (Quinta)

CRUZEIRO - HERAKLION - CRETA - PALÁCIO DE KNOSSOS - ILHA DE SANTORINI.

Café da Manhã. Chegada em Heraklion, capital de Creta, às 7h. Tour incluso para visitar o Palácio de Knossos, onde surgiu a lenda do Minotauro. 

 

PALÁCIO DE KNOSSOS:

Desembarque do Navio e em ônibus privativo ao nosso grupo, saída até Knossos que foi o maior dos palácios cretenses no período clássico. A sua história é fundamental para conhecer a civilização da Idade do Bronze em terras gregas.

O local foi descoberto em 1878, por um comerciante e antiquário cretense. As escavações em Knossos começaram em 1900 e duraram 35 anos o Britânico Arthur Evans gastou de seu próprio bolso 250.000 libras para comprar todo o sítio, realizar um trabalho de escavação em grande escala e reconstruir o palácio. Entre os achados mais importantes estão os afrescos que decoram as paredes. Estas pinturas sofisticadas mostram o luxo de uma grande civilização. As vestes femininas tinham mangas bufantes, cintura fina e saias justas. Os murais retratavam rituais de saltos acrobáticos sobre touros;

O primeiro palácio foi construído cerca 1900 a.C., mas  tremores de terra destruíram tudo, e em seu lugar construíram um palácio ainda maior e mais luxuoso. Entre 1400 e 1500 a.C. possivelmente teria sido outra vez destruído por causas naturais, e apesar disso seguiu sendo habitado por mais 50 anos, quando um incêndio o destruiu definitivamente. Os palácios minoicos não eram somente a sede do soberano, mas também uma espécie de centro administrativo e religioso, aonde viviam os nobres, os sacerdotes e também pessoas do povo.

O palácio cobria uma área de 22 mil m2, possuía vários andares e tinha um plano intrincado. Devido a este fato, o palácio sugere a conexão com o mito do Labirinto do Minotauro.

 

HERAKLION A CAPITAL DE CRETA:

No final da visita teremos tempo livre no centro da Capital da Ilha Heraklion. Lojinhas cafés e todos os tipos de produtos tradicionais de Creta, como o famoso azeite de Creta, raki, vinho local, mel e ervas. Regresso ao porto e embarque com destino à Ilha de Santorini.  

 

ILHA DE SANTORINI:

Chegada à elegante Ilha de Santorini. Saída do navio para uma visita com guia local a capital de Santorini, Fira. Uma vila pequena e encantadora, caracterizada por caminhos íngremes e becos cercados por casas brancas e azuis em formato de cubos. Onde quer que você vá, a paisagem é de tirar o fôlego, deslumbrante, tendo o Mar Egeu a 400 metros abaixo, um espetáculo! Tempo livre na capital. Retorno para o navio. Segue viagem até o porto Piraeus, em Atenas.

INCLUSO: CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR.

 

12º DIA. 19/AGOSTO/2022 (Sexta)

FIM DO CRUZEIRO / VISITA EM ATENAS – ACROPOLE / PARTENON E AREÓPAGO.

Desembarque no porto Piraeus em Atenas 7 h, da manhã, é o final do cruzeiro pelas Ilhas Gregas.

 

VISITA A ACRÓPOLE DE ATENAS, ONDE FICA O PARTENON

Saída do porto com guia local para visitar o famoso e deslumbrante Partenon na Acrópole, que foi um templo da deusa grega Atena construído na parte mais alta de Atenas, para substituir o antigo templo destruído por uma invasão dos persas em 480 a.C. É o mais conhecido dos edifícios remanescentes da Grécia Antiga e foi ornado com o melhor da arquitetura grega. Do alto do Partenon teremos uma linda vista de toda a capital Grega.

 

CITY TOUR PANORÂMICO EM ATENAS:

Os encantos da Grécia e da sua cidade mais famosa vai muito além da beleza arquitetônica. É uma viagem pelo tempo e a possibilidade de conhecer um pouco mais sobre si mesmo, sendo o mistério maior que Atenas oferece a seu visitante.

Berço da democracia, Atenas tem uma história de conquistas e mudanças políticas. Conheceremos a história da cidade desde sua fundação até se tornar o centro político, econômico e cultural da Grécia

 

AREÓPAGO:

Visitaremos o celebre Areópago que foi a tribuna da pregação do Apóstolo Paulo em sua passagem por Atenas, relatado em (At. 17, 22-23). Hotel e descanso.

INCLUSO: CAFÉ DA MANHÃ, ALMOÇO E JANTAR.

 

13º DIA. 20/AGOSTO/2022 (Sábado)

VISITAS A CORINTO - CANAL DE CORINTO – TARDE LIVRE EM ATENAS.

Após café da manhã, saída para visitar a cidade de Corinto, onde São Paulo viveu por dois anos e que foi o destino das duas cartas de São Paulo (I e II Coríntios).

No caminho, pausa para conhecer o famoso canal de Corinto.

 

BAIRRO DE PLAKA:

Retorno para Atenas e tarde livre para atividades pessoais, na bela cidade de Atenas. Sugerimos conhecer Plaka, o bairro boêmio de Atenas, que fica aos pés da Acrópole.

A partir do entardecer, o movimento de turistas e também de gregos é intenso. Você encontra bares, tavernas e lojas em ruelas simpáticas e arborizadas.

INCLUSO: CAFÉ DA MANHÃ E JANTAR. Não incluso almoço neste dia.

 

14º DIA. 21/AGOSTO/2022 (Domingo)

ATENAS / EMBARQUE COM DESTINO AO BRASIL (voo) / DESEMBARQUE.

Na parte da manhã, transfer com destino ao aeroporto de Atenas. Procedimentos de embarque e voo com conexão de retorno ao Brasil.

Desembarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos - SP.

PEQUENO DESJEJUM ANTES DE SAIR DO HOTEL.

 

OBS.: As visitas poderão ser invertidas de dias e de sequência sem prejudicar o roteiro.

 

 

Fim dos nossos serviços.



INFORMAÇÕES GERAIS.

 

INCLUSOS NESTE PACOTE:

01 - Passagens aéreas em classe econômica nos trechos da ida e volta;

02 - Todas as taxas de aeroporto;

03 - Hotéis categoria turística 4 Estrelas;

04 - Pensão completa: Café da manhã, almoço e jantar, conforme roteiro;

05 - Seguro internacional médico e de bagagem (Com limite de idade: até 85 anos);

06 - Ônibus exclusivo ao grupo durante todo o itinerário fora do Brasil;

07 - Todos os ingressos conforme o programa em Istambul e Atenas;

08 - Acomodações em quartos para duas pessoas (dbl). Para quarto individual, acréscimo no valor;

09 - Guia acompanhante do Brasil e guias locais na Turquia e Grécia;

10 - Gorjetas para guias, motoristas e navio;

11 - Maleteiros in/out nos hotéis (1 mala grande por pessoa).

       Obs.: Desde que os hotéis disponibilizem esse tipo de serviço, do contrário, cada um será responsável por sua mala até o quarto;

12 - Cruzeiro nas ilhas Gregas de 4 dias e 3 noites, em cabines duplas internas (sem janelas ou escotilhas);

        Obs.: Para cabines externas com escotilha de vidro (Travada - não abre), solicite o valor adicional;

13 - 03 city tours inclusos durante o cruzeiro, conforme o roteiro;

14 - Pensão completa durante o cruzeiro (desde o almoço do primeiro dia até o café da manhã do último dia);

15 - Todas as taxas de serviço e imposto IVA;

16 - Kit Caprice: Mochila, caneta, porta voucher e etiquetas de mala Caprice;

17 - Liberado uma mala com até 23 Kg nos trechos internacionais.

 

OBS.: Café da manhã e jantar no hotel, almoço em restaurantes conveniados e trânsito.

 

ITENS NÃO INCLUSOS NESTE PACOTE:

 

01 - Tudo que não estiver especificado nos itens “inclusos no preço”;

02 - Água e bebidas;

03 - Entradas não expressamente mencionadas no programa;

04 - Telefonemas, lavanderia de hotéis e opcionais não especificados no roteiro;

05 - Passaporte;

06 - Passeio opcional.

07 - Almoço não incluso nos dias de embarque, conexão ou desembarque.

 

PARA SUA INSCRIÇÃO, É PRECISO:

01 - Reserva com ficha de inscrição e contrato assinado.

 

PARA SUA VIAGEM, É PRECISO:

01 - Passaporte com validade não inferior a 6 meses da data de retorno;

02 - Para brasileiros com dupla cidadania, aconselhamos a utilização do passaporte brasileiro para embarque;

 

SOBRE O AÉREO DESTE PACOTE:

1- A aquisição dessa viagem é possível apenas com a compra do PACOTE COMPLETO (Parte Terrestre e Aérea);

2- Não será permitido desvincular do PACOTE a Parte Terrestre ou Parte Aérea;

3- Por ser tratar de um grupo, a Cia. Aérea tem como regra, exigir que todos os passageiros do grupo embarquem na mesma data no trecho da ida. Sendo assim, não é possível embarcar antes do grupo;

4- A Cia. Aérea libera a remarcação da data da volta (STOP no bilhete); Consulte a CAPRICE TURISMO.

5- A remarcação da volta esta sujeito à disponibilidade e cobrança de taxas por parte da Cia. Aérea.

6-Por se tratar de bloqueio aéreo de grupo a CAPRICE TURISMO não consegue marcar os assentos. Desta forma, os assentos podem ser marcados diretamente no balcão da Cia aérea no momento do Check-in ou via internet á 24 horas antes do embarque caso esteja disponibilizado.

 

 

MOEDA A SER UTILIZADA NESTA VIAGEM:

1 - A moeda que poderá ser utilizada nesta viagem será: Dólar ou Euro
*OBS
:
As notas de dólares utilizadas na viagem deveram ser as atuais, ou seja as de “cara grande”, outras notas poderão não ser aceitas. Para maiores informações acesse:
https://www.youtube.com/watch?v=_K3T0TBdfi4 ou consulte a CAPRICE TURISMO.



VALOR DO PACOTE POR PESSOA:

U$ 5.390,00 Dólares

Para acomodação em quarto duplo.

Para acomodação em quarto Single (individual), acréscimo de  U$ 800,00.

 

VALOR PARA CABINES EXTERNAS NO CRUZEIRO:

O Preço divulgado acima se refere a CABINES INTERNAS sem janelas ou escotilhas;

 

  • Suplemento para CABINES EXTERNAS com escotilha de vidro (Travada – não Abre) em acomodação dupla é de U$ 400,00 dólares por pessoa.
  • Suplemento para CABINES EXTERNAS com escotilha de vidro em acomodação Individual é de U$ 600,00 dólares

 

FORMAS DE PAGAMENTO:                                                                                                                                                                    .

- Nas opções de pagamentos abaixo o valor das parcelas serão na moeda do pacote;

- O valor da parcela será convertido para Reais com base no câmbio da moeda do pacote, do dia do pagamento, que diariamente estará disposto no site da Caprice Turismo -  www.capricetour.com.br

- Os pagamentos poderão se efetuados através de depósito, Pix ou transferência bancária;

 

1ª Opção: Parcelamento do valor total do pacote.                                                                                                 

- Nesta opção, você poderá parcelar o valor do pacote sem juros até 30 dias antes do embarque;

- A quantidade de parcelas serão os meses que antecedem a viagem;

- Veja abaixo a tabela com os valores das parcelas de acordo com o mês de inicio dos pagamentos:

 

 PARA FECHAMENTO DO CONTRATO EM:

QUANTIDADE DE PARCELAS

VALOR

MOEDA

jul/21

13  Parcelas

414,62

Dólar

ago/21

12  Parcelas

449,17

Dólar

set/21

11  Parcelas

490,00

Dólar

out/21

10  Parcelas

539,00

Dólar

nov/21

9  Parcelas

598,89

Dólar

dez/21

8  Parcelas

673,75

Dólar

jan/22

7  Parcelas

770,00

Dólar

fev/22

6  Parcelas

898,33

Dólar

mar/22

5  Parcelas

1.078,00

Dólar

abr/22

4  Parcelas

1.347,50

Dólar

mai/22

3  Parcelas

1.796,67

Dólar

jun/22

2 Parcelas

2.695,00

Dólar

jul/22

1  Parcela

5.390,00

Dólar

 

2ª Opção: Parcelamento de 60% do valor do pacote e saldo de 40%.

- Nesta opção, você poderá parcelar 60% do valor do pacote sem juros até 60 dias antes do embarque;

- O saldo restante de 40% do valor do pacote, poderá ser pago a vista até 30 dias antes do embarque ou parcelado em até 12 vezes através de Cartão de Crédito, com acréscimo. Consulte-nos.

 

3ª Opção: Entrada de 40% do valor do pacote e saldo de 60%.

- Entrada de 40% do valor do pacote, que poderá ser dividido em até 2 vezes.

- Saldo de 60% do valor do pacote, que deverá ser quitado até 45 dias antes do embarque.

 

4ª Opção: Parcelamento via Cartão de Crédito.

- Pagamento via Cartão de Crédito com acréscimo. Consulte-nos.

- Possibilidade de estender os pagamentos em mais vezes após o embarque, com acréscimo.

 

5ª Opção: Parcelamento Personalizado.

- Informe as suas possibilidades de pagamentos, para que possamos adequar um plano personalizado.  Consulte-nos.

                                                                                                                    

 

Para maiores informações, consulte nossos agentes de viagens.