Amazônia

AMAZÔNIA, A JOIA DO BRASIL

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo, ocupando quase a metade do território brasileiro. Com uma área de aproximadamente 5,5 milhões de km², a Floresta Amazônica é a principal cobertura vegetal do Brasil.

O turismo na Amazônia é encantador, e atrai turistas de todo planeta, oferecendo encantos que só a natureza pode revelar. Milhares de espécies da fauna e da flora podem ser conferidos neste pedaço especial de terra que corresponde a quase 50% de todo país.

A maior e mais importante floresta do mundo reserva uma infinidade de belezas e tesouros da natureza para seus visitantes. Quem visita a Amazônia tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da floresta tropical e os habitantes que nela vivem. Só por essa informação podemos imaginar a imensidão de belezas naturais e a riqueza de vida selvagem que a floresta amazônica abriga. São poucos os destinos de viagem que apresentam oportunidades únicas e variadas de contato com a biodiversidade como a região amazônica.

Falar ou escrever sobre a Amazônia é sempre menos do que conhecê-la. Visitar a Floresta Amazônia é algo que todos deveriam fazer um dia. O silêncio, o clima úmido, as árvores enormes com centenas de anos, a grande diversidade de animais, tudo faz com que você se sinta pequeno, muito pequeno

Pensando na importância da amazônia para o Brasil e em toda a sua imensa riqueza, a Caprice elaborou um roteiro exclusivo, com o objetivo de fazer com que você  sinta-se parte da natureza, sinta sua energia, viva seus encantos e tenha experiências únicas no nosso Brasil!

 

ALGUMAS CURIOSIDADES DA FLORESTA AMAZÔNICA:

1 - Floresta Amazônica abriga cerca de 20% de toda a fauna do Planeta

A floresta amazônica abriga a maior fauna do mundo, até as últimas pesquisas foram catalogadas mais de 1294 espécies de aves427 de mamíferos378 de répteis3 mil espécies de peixes400 de anfíbios e mais de 100 mil invertebrados, porém acredita-se que boa parte delas ainda nem foram catalogadas ou registradas.

2 - A Amazônia representa mais da metade das florestas tropicais do mundo.

3 - Estima-se que 20% do oxigênio do mundo seja produzido pela Floresta Amazônica

Essa curiosidade sobre a Amazônia impressiona, sua flora é abençoada pela natureza, ela abriga aproximadamente 30 milhões espécies de vegetais, são mais de 400 bilhões de árvores de 16 mil espécies diferentes, aliados as suas chuvas constantes, a Amazônia chega a ser a uma usina produtora de oxigênio.

4 - A Vitória Régia

A vitória-régia ou victória-régia (Victoria amazonica) é um dos principais símbolos da Amazônia, sua grande folha em forma de círculo, que fica sobre a superfície da água, pode alcançar até 2,5 metros de diâmetro e aguentar até 40 quilos se forem bem distribuídos em sua superfície.

5 - Maior rio do mundo

O maior rio do mundo em extensão é o Rio Amazonas (6.850 km), apesar de haver controvérsias entre pesquisadores quanto ao Rio Nilo (6.435 km), o rio nasce nos Andes Peruanos, passa pelos Estados do Acre, Amazonas e desagua no oceano atlântico entre os Estados do Pará e Amapá.

O Rio Amazonas também com a maior vazão de agua do mundo, são mais de 200 milhões de litros de água doce despejadas no oceano, cerca de 20% da vazão dos rios do planeta, se apenas 1% dessa vazão fosse aproveitada, daria para abastecer a região do nordeste e sudeste juntas.

6 - A maior reserva de água doce do mundo

Água é vida, com a maior reserva de agua doce do mundo, a Amazônia possui um quinto de toda a reserva de água potável do planeta e 90% da água doce do Brasil.

7 - Tribos indígenas isoladas

Ainda existem tribos indígenas isoladas e que nunca tiveram contato com civilizações modernas vivendo na Amazônia.

8 - O maior peixe de água doce do mundo

O Pirarucu é o maior peixe de água doce do mundo,  ele pode atingir até 3 metros de comprimento e pesar até 250 quilos.

9 - A Belle Époque

Durante o ciclo da borracha (1879-1912), a Amazônia foi responsável por quase 40% das exportações brasileiras, diversas famílias e empresários europeus havia se mudando para a região norte devido a este grande negócio, com destaques para as cidades de Belém e Manaus, estas se enriqueceram e se modernizaram muito durante esse período, conhecido também como a Belle Époque, passeando por essas cidades você encontrará casarões, palacetes e palácios inspirados na arquitetura europeia.

10 - Encontro das Águas

O Encontro das Águas em Manaus (AM), é fenômeno hidrológico que ocorre em decorrência da diferença entre temperatura, a densidade e velocidade dos rios Negro e Solimões.

Os rios escuros, como o Negro, são muito mais bonitos, mas a água é ácida e pobre em nutrientes. Apenas 5% dos peixes vendidos em Manaus vêm do Rio Negro, que banha a cidade.

11 - Castanha do Pará

A famosa Castanha do Pará, ao contrário do que a maioria pensa, essa castanheira não ocorre somente no Pará, ela é encontrada por toda a Amazônia.

Venha se apaixonar ainda mais por esse lugar tão cheio de riquezas e belezas, com a Caprice!

Saídas relacionadas

Amazônia
Uma viagem inesquecível ao coração do Brasil

Líder do Grupo: Caprice Turismo

Saída: 07/07/2022