Saídas relacionadas

França

Nome oficial: República Francesa (République Française).

Capital: Paris

Área: 543.965 km²

População: 64,9 milhões de habitantes

Nacionalidade: francesa

Data nacional: 14 de julho (Queda da Bastilha durante a Revolução Francesa).

Localização: oeste da Europa

Principais cidades da França: Paris, Marselha, Nantes, Nice, Toulouse , Estrasburgo , Lyon , Nancy, Versalhes, Montpellier, Rennes , Grenoble, Cannes, Lille e Dijon.

A França é o terceiro maior país do continente europeu e um dos mais antigos do mundo. É banhado pelo Oceano Atlântico e pelo Mar Mediterrâneo. Faz fronteira com Alemanha, Andorra, Bélgica, Espanha, Itália, Luxemburgo, Principado de Mônaco e Suíça.

Museus e monumentos são apenas alguns dos seus atrativos. Paris, a cidade da luz, é conhecida pelo romantismo e também como a cidade da moda e das compras. A Catedral de Notre Dame, no centro de Paris, é a maior atração do país. De estilo gótico, o início da sua construção data de 1163, demorando quase 200 anos para ser concluída. A catedral é uma obra-prima que abriga uma série de esculturas e quadros. Nela, Napoleão Bonaparte foi coroado imperador, em 1804.

A famosa Torre Eiffel, também em Paris, é um símbolo da França que demorou dois anos para ser construído, o que aconteceu em 1889. Projetada por Gustave Eiffel, tem 324 metros de altura e foi feita para a Exibição Universal de 1889. Para tanto, não deveria ser uma construção duradoura, sendo suposta a sua demolição após 20 anos de exposição.

O Museu do Louvre, em Paris, recebe milhões de visitantes por ano. É, sem dúvida, um dos museus mais visitados no mundo. Uma das obras mais famosas que se encontra exposta nessa galeria de arte, que abriga mais de 35 mil obras, é a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci.

Dentre os pontos de interesse, o Arco do Triunfo oferece uma vista privilegiada, de onde é possível ver toda Paris. É uma obra de arquitetura datada de 1806. O monumento é uma homenagem ao Exército Imperial e foi construído por ordem de Napoleão Bonaparte.

Símbolo da riqueza, do poder absoluto e de todos os excessos da corte francesa, o Palácio de Versalhes impressiona em todos os sentidos. Seja por sua dimensão e de seu domínio ou pela riqueza de detalhes na arquitetura e na decoração. Seja pela perspectiva e geometria dos seus jardins ou ainda pela intensa história dos reis e rainhas que ali residiram.

A França abriga diversos destinos importantes de turismo religioso, um deles é a encantadora cidade de Lisieux, que  está localizada a 195 quilômetros de Paris, uma cidade de clima agradável com monumentos históricos bem conservados que enriquecem a arquitetura local. A fama da cidade deve-se à Santa Terezinha, que viveu sua infância e glorificação em Lisieux, frequentando as igrejas de São Tiago e São Pedro, existentes até hoje. Um milhão de peregrinos ou visitantes dirigem-se a Lisieux anualmente, interessados em visitar os lugares frequentados pela santa, como a catedral gótica, o Carmelo, a casa da sua infância e a Basílica da cidade.

Também temos como destino religioso na França um dos santuários cristãos mais populares do mundo, Lourdes, no sudoeste da França, é também a entrada para os vales dos rios Arrens, Cauteres, Ossau e Gavarnie. Seis milhões de pessoas visitam Lourdes anualmente. Tudo começou em 11 de fevereiro de 1858, quando a menina Bernadette Soubirous, de apenas 14 anos, alegou ter tido visões da Virgem Maria em uma gruta rochosa. Orientações divinas a conduziram até uma fonte na Frotte de Massabielle. Desde sua última visão, em 1862, os peregrinos visitam a gruta, para lá deixar suas muletas e encher garrafas com a água milagrosa. Alguns visitam a casinha na Rue des Petits-Fossés, onde a menina viveu com a família. As visões de Bernadette foram reconhecidas pelo Vaticano e a garota foi beatificada em 1933. Uma igreja foi construída sobre a gruta, com uma imagem da Virgem no nicho onde se deu a aparição. Além da Basilique du Rosaire, construída em honra de Bernadette em 1889, existe uma ampla igreja subterrânea, a Basilique de Saint Pie X, que foi consagrada em 1958, ano do centenário das visões. Esse templo pode abrigar cerca de 30 mil pessoas. Ao redor do local, há várias construções e monumentos em homenagem à Bernadette,  é o Santuário Notre-Dame de Lourdes.

No que se diz respeito à gastronomia, o queijo é  uma verdadeira paixão dos franceses. No país, há centenas de variedades de queijos. A França também é um dos maiores produtores de vinho em todo o mundo. As principais uvas nobres da França são: chardonnay, cabernet sauvignon, cabernet franc, malbec e merlot.

Assim é a França, uma nação que conquistou e deixou sua influência em boa parte do mundo e que não se cansa de atrair admiradores com seu charme, refinamento e beleza.