Espanha

Saídas relacionadas

Espanha

Nome oficial: Reino da Espanha (Reino de España)
Área: 505.954 km²
Capital
Madri
População: 47,8 milhões de habitantes
Nacionalidade: espanhola
Data nacional: 12 de outubro - Aniversário do Descobrimento da América. 
Localização: sudoeste da Europa
Principais cidades da Espanha:  Madri, 
BarcelonaValênciaSevilha, Zaragoza e Bilbao , Málaga, Oviedo, Vigo, Granada, Alicante, Palma de Mallorca


Localizado na Península Ibérica, o Território espanhol, limita-se com Portugal, a oeste; com o Mar Mediterrâneo, a leste e ao sul; e com a França e o oceano Atlântico, ao norte. Geograficamente, o território espanhol encontra-se parte no hemisfério norte e parte no hemisfério ocidental.

A Espanha é um país de contrastes. De um lado, há toda a riqueza charmosa de seu passado, vista e sentida em suas construções históricas. Do outro, a modernidade que chega como um anúncio de que novos tempos estão a caminho, deixando suas cidades ainda mais bonitas. Em torno disso tudo, encontramos cenários naturais capazes de tirar o fôlego dos visitantes, que não sabem, geralmente, nem por onde começar a sua expedição em terras espanholas para conhecer o que há de melhor no país.

Madri, a capital espanhola é uma das mais interessantes cidades da Europa, com ótimos museus (entre eles o famoso Museu do Prado e o Reina Sofia), bons restaurantes e vida noturna animada. Toledo Fica perto de Madri.  A cidade é um charme e possui ainda suas muralhas e portas medievais. Famosa por praias, baladas e uma vida eclética, Barcelona é uma das cidades mais conhecidas da Europa e a mais procuradas, na Espanha, para se visitar. A cidade está sempre lotada de turistas de todas as partes do mundo, que escolhem a capital da Catalunha para curtir festas, veranear e conhecer seus lindos pontos turísticos. Os principais pontos turísticos de Barcelona foram construídos pelo famoso arquiteto Antoni Gaudí. A principal obra e o ponto turístico mais famoso e incrível da cidade é a Sagrada Família de Barcelona, uma igreja com uma grandeza incomparável e que ainda não está acabada, pela enorme quantidade de detalhes e pelo tamanho que foi projetada. Mesmo não acabada, é possível visitar o interior.

O território espanhol contém vários “países”, com culturas e línguas próprias, como é o caso da Andaluzia, onde ficam Sevilha, Córdoba e Granada. Pois a Espanha é o resultado da fusão de vários reinos medievais, dominados durante séculos pelos árabes e unidos sob a mão de ferro dos “Reis Católicos” Fernando e Isabel, os mesmos que financiaram Cristóvão Colombo. Sevilha, cortada pelo rio Guadalquivir, navegável nesse trecho, é conhecida por sua arquitetura, repleta de antigos palacetes, igrejas e ricas construções de seus tempos de apogeu. Córdoba é outra linda cidade. Sua mesquita é tão grande e tão bela que os cristãos, ao tomarem a cidade, não tiveram coragem de destruí-la: preferiram construir em seu interior um templo católico. A cidade tem um gracioso traçado medieval, e bairros animadíssimos à noite. Já Granada, foi a capital do reino muçulmano, antes de ser também conquistada, 250 anos depois, pelos reis católicos (Fernando de Aragão e Isabel de Castela). A principal atração de Granada, é o famosíssimo Alhambra, uma espetacular fortaleza sobre uma colina e que engloba vários palácios torres e a jardins simplesmente espetaculares. O Alhambra pode ser considerado a mais espetacular herança arquitetônica árabe em território europeu e talvez a mais importante atração turística de toda a Espanha.

Na Galícia o maior destaque é Santiago de Compostela, que atrai peregrinos do mundo todo, que percorrem o famoso Caminho de Santiago. Ainda temos a Ilha de Ibiza, Minorca e Majorca que podem ser visitadas de ferry a partir de Barcelona, toda branca, animadíssima no verão, com muitos bares e discotecas, recebe turistas do mundo todo.

Um país em movimento, assim é a Espanha. Em mais de vinte séculos de história, celtas, romanos, godos, árabes e tantos outros povos legaram profundas marcas na cultura e gastronomia espanhola. Vizinha de Portugal, não só no mapa mas também na história e na cultura, a Espanha tem atraído dezenas de milhões de viajantes por ano, pelo maciço investimento no setor turístico, pela abundância e variedade de atrações históricas de todas as épocas, pela vida cultural riquíssima e pelo próprio estilo de vida típico espanhol.