Portugal

Saídas relacionadas

Portugal

Nome oficial: República Portuguesa

Capital: Lisboa

Área: 91.985 km²

População: 10,6 milhões de habitantes

Nacionalidade: portuguesa

Data nacional: 25 de abril (Dia da Liberdade); 10 de junho (Dia de Camões e das Comunidades Portuguesas); 5 de outubro (Proclamação da República).

Localização: sudoeste da Europa

Principais cidades de Portugal: Lisboa, Porto, Braga, Vila Nova de Gaia, Amadora, Coimbra

Idioma: português (oficial)

Portugal é um país europeu situado na Península Ibérica. Limita-se a leste e ao norte com a Espanha e ao sul e oeste com o oceano Atlântico. O clima ameno, 3000 horas de sol por ano e 850 km de esplêndidas praias banhadas pelo oceano Atlântico fazem de Portugal um destino perfeito para todas as estações, e esta localizado a poucas horas de viagem de qualquer capital europeia.

Neste país que tem as fronteiras mais antigas da Europa, encontra-se uma grande diversidade de paisagens a curta distância, muitas atividades de lazer e um património cultural único, onde a tradição e a contemporaneidade se conjugam em harmonia. A gastronomia e os bons vinhos completam uma oferta de serviços turísticos de qualidade, além disso, em nenhum país da Europa o povo é tão simpático quanto em Portugal.

São muitos os motivos para os brasileiros se apaixonarem por Portugal. São tão fortes e incontáveis os laços que nos unem que a visita pode acabar sendo uma jornada a terra-mãe, mesmo para aqueles que não descendem de portugueses.

Encante-se pelos azulejos e vielas das colinas de Lisboa, onde encontra-se a famosa Torre de Belém,  a Torre é um dos lugares mais históricos da cidade, junto com o Castelo de São Jorge em Lisboa. Ela se destaca pela sua arquitetura, já que é rodeada por decorações e brasões das armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas. Originalmente erguida numa ilha no estuário do Tejo, quase no meio do curso do rio, alterações no curso fluvial e aterros a trouxeram junto à margem, ela servia como baluarte defensivo para o porto em épocas antigas. O Mosteiro dos Jerônimos que é o representante máximo do estilo manuelino. Listado pela UNESCO como patrimônio da humanidade, apesar do aspecto inacabado o mosteiro ostenta o vigor e monumentalidade esperados para retratar o poderio naval da Portugal do século 16. Erguido por ordem de Dom Manuel I, em 1501, tem elaborada colunata e arcos do claustro e guarda os túmulos de heróis nacionais como Vasco da Gama, Luís Vaz de Camões e Fernando Pessoa. No exterior e na maravilhosa fachada, encontram-se detalhes misteriosos e menções à era dos descobrimentos. É definitivamente um ponto turístico obrigatório em Lisboa.

Surpreenda-se ainda com a rica gastronomia do Alentejo, embrenhe-se nas adegas do Porto e perca-se na incrível paisagem rural do interior. Em Évora estão às marcas dos romanos, em Fátima, os mistérios católicos com o famoso Santuário Mariano de Nossa Senhora do Rosário de Fátima. Uma esticada a Sintra nos deixa diante de três Patrimônios da Humanidade, tão encantadores e distintos entre si: o castelo mouro, o extenso palácio nacional e o romântico palácio da Pena. A duas horas e meia de Lisboa, está Aveiro, a cidade colorida carrega a cultura da pesca e das delícias culinárias e é dona de uma aura vibrante. Andar por Aveiro é mergulhar nas águas do Centro de Portugal. Conhecida como a “Veneza portuguesa” a cidade deixa-se dominar tranquilamente pela Ria de Aveiro, descrita por Saramago como um “corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração”. Embarque num moliceiro e percorra os canais da ria, que como estradas de água prateada nos conduzem pela cidade. Conheça também Braga, a terceira maior cidade do país, considerada um dos principais centros religiosos de Portugal, com suas mais de 30 igrejas, por isso, o seu apelido de Roma portuguesa.

Não poderíamos deixar de falar sobre Porto, à cidade que deu o nome a Portugal – desde muito cedo (c. 200 a.C.), quando se designava de Portus Cale, vindo mais tarde a tornar-se a capital do Condado Portucalense, de onde se formou Portugal. É ainda uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho, pelas suas pontes e arquitetura contemporânea e antiga, o seu centro histórico, classificado como Património Mundial pela UNESCO,  pela qualidade dos seus restaurantes e pela sua gastronomia. Símbolo da cidade que tem muita história. O Douro nasce na Espanha e atravessa o norte de Portugal, até desembocar no mar. Ele é o terceiro rio mais extenso da Península Ibérica. A UNESCO inclui a região do Douro como Patrimônio da Humanidade, como paisagem cultural. Além de ser um rio muito importante para Portugal e Espanha, é uma marca da paisagem da cidade do Porto. Na Ribeira, há vários passeios de barco pelo Rio Douro, o que garante uma paisagem linda e agradável da cidade.

Portugal é uma terra de encantos, conheça e surpreenda-se!