Turquia

Saídas relacionadas

Turquia

Nome: República da Turquia.

Lema: “Paz em casa, paz no mundo”.

Língua oficial: turco.

Capital: Ancara.

Área: 779, 452 km2.

População: 78,67 milhões de habitantes.

Nacionalidade: turca

Data Nacional: 29 de outubro - Dia da Proclamação da República

Localização: sudeste da Europa e oeste da Ásia.

Cidades Principais: Istambul, Ancara, Esmirna, Adana e Bursa.

A Turquia é um país transcontinental. Isso porque localiza-se em dois continentes: a maior parte na Ásia, e a menor na Europa. O país é banhado pelos seguintes mares: Mar Negro, Mar Mediterrâneo, Mar Egeu e Mar de Mármara. Faz fronteira com oito países: Armênia, Azerbaidjão, Bulgária, Geórgia, Grécia, Irã, Iraque e Síria.

Muitas pessoas pensam que Istambul seja a capital da Turquia. Isso acontece pelo fato de Istambul já ter sido a capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano. Mas, desde 1923, após a queda do Império Otomano, a capital da Turquia é Ancara.

Istambul é a principal cidade do país e a única cidade bi continental no mundo. Parte dela fica na Ásia e a outra parte, na Europa. Istambul é o símbolo da Turquia, e de onde os turistas podem fazer diversos passeios, como por exemplo: O passeio de barco pelo estreito de bósforo, que é  um estreito que separa a parte asiática de Istambul da parte europeia. Este estreito é curvilíneo, podendo atingir 650 m e até 4,5 km de largura. Sua extensão é de 35 km. Ele une o Mar de Mármara ao sul e ao Mar Negro ao norte. Em toda a sua extensão, durante o passeio de barco podemos apreciar, cafés e restaurantes, casas antigas de madeira turca, a Torre da Moça, mesquitas, palácios, a Fortaleza de Hisar (construída pelos turcos entre os séculos XIV e XV e também a Universidade do Bósforo - universidade mais importante da Turquia, onde as aulas são em inglês). Este estreito também é muito importante politicamente, pois faz o tráfego naval entre países da antiga União Soviética e o resto do mundo. Temos também o bonito Palácio Topkapi, complexo de prédios que traçam a história do Império Otomano e é o museu mais visitado da Turquia, construído em 1475. O Hipódromo Romano, também conhecido, atualmente, como a Praça do Sultão Ahmet, sua construção começou no início do terceiro século, sob o domínio do império romano, onde, na sua melhor tradição, abrigava corridas de bigas, também foi palco de execuções públicas, bizarras manifestações públicas e eventos em que os imperadores pudessem aparecer. A Mesquita Azul, a famosa Mesquita do Sultão Ahmet. É a maior das mesquitas de Istambul. É considerado o último grande templo otomano, já que nenhuma mesquita construída posteriormente se equiparou em sua dimensão. A Basílica de Santa Sofia, esta obra prima, foi construída no ano de 573 d.C pelo imperador Justiniano com a ambição de que fosse a maior igreja do mundo. E certamente foi, pelos 800 anos seguintes do Império Bizantino, quando a então Constantinopla foi tomada pelos Otomanos. A partir de 1453, tornou-se mesquita (função que teve por 481 anos e no ano de 1934 virou museu), foi construída e decorada com tijolos, mármores, granitos e azulejos vindos de todas as partes do mundo então conhecidas. Um verdadeiro espetáculo sustentado por 107 colunas, 40 na nave e 67 nas galerias superiores.

Além disso, temos na Turquia a famosa e bela região da Capadócia que foi uma província romana e uma grande região interior na parte oriental da Ásia Menor. Visitar a CAPADÓCIA é como estar em outro planeta. Casas entalhadas nas paredes das rochas garantem uma paisagem parecendo cenário de filme (que, aliás, já foi de vários). As montanhas, as cavernas, o deserto, tudo será muito diferente do que você já conhece. A paisagem é dominada por grandes rochas cônicas e avermelhada, conhecida como "chaminés de fada". Ali, durante milhares de anos, várias civilizações escavaram as paredes das montanhas para construir suas casas. O resultado é fantástico. A impressão que se tem é a de um condomínio pré-histórico, com todos aqueles buracos. Ocupa um planalto com altitude média de 900 m. Embora os seus limites tenham variado ao longo da história, era basicamente o Ponto a norte, a Galácia e a Licônia a oeste, a Cilícia e os Montes Tauro ao sul e a Armênia e o alto Rio Eufrates a leste. Visita o vale do Goreme, com suas igrejas rupestres, que é um incrível complexo monástico bizantino integrado por igrejas escavadas na rocha (Vale Zelve). O Vale é um lugar belíssimo. A cidade é uma das mais importantes da região e guarda tesouros preciosos. É lá que estão muitas das chaminés de fada e a quantidade de grutas escavadas é enorme. São tantas construções que a cidade criou o Museu a Céu Aberto em seus arredores. O destaque são as igrejas entalhadas nas rochas. Como muitos cristãos se refugiaram por ali na época do Império Romano, as grutas escondiam diversos templos. Decoradas em estilo bizantino, têm vários afrescos e mosaicos, e várias estão em ótimo estado de conservação. Sem contar com o estonteante e famoso passeio de balão, que pode ser desfrutado pelos turistas que visitam este local!

Situada na Turquia, Pamukkale, é também conhecida como Hierapolis e é mundialmente famosa graças às suas águas termais que formam um dos cenários naturais mais impressionantes jamais vistos. Em épocas anteriores, acreditava se que esses tinham poderes de cura e isso fez com que a cidades tornasse incrivelmente popular. A belíssima cidade de Éfeso, onde temos o maior sítio arqueológico do mundo, cidade importante na Bíblia à época do apóstolo Paulo. Visitaremos as ruínas da Basílica de São João, onde está o túmulo de São João e depois visitaremos a casa da Virgem Maria (local que ela residia em Éfeso, quando mudou de Jerusalém juntamente com São João para Éfeso).                                                                        

A Turquia é um dos destinos turísticos mais atraentes hoje em dia, graças à sua riqueza arqueológica, bem como a sua longa costa com numerosas praias e o seu lindo mar. Cada lugar tem uma beleza única e uma longa história, com monumentos interessantes que valem a viagem. Dona de um povo extremamente amigo e acolhedor, numerosas mesquitas, antigas igrejas Bizantinas, cidades subterrâneas, casas chaminé, museus ao ar livre e as antigas cidades e templos, fazem da Turquia um destino inesquecível!