Saídas relacionadas

Itália

Nome oficial: República Italiana (Repubblica Italiana)

Capital: Roma

Área: 301.302 km²

População: 61,3 milhões de habitantes

Nacionalidade: italiana

Data nacional: 25 de abril (Dia da Libertação).

Localização: sul da Europa.

Principais cidades da Itália: Roma, Milão, Nápoles, Turim, Palermo, Gênova, Veneza,  Florença , Verona, Bolonha, Cagliari , Bari, Parma, Udine,  Módena , Livorno

Idioma: italiano (oficial)

A Itália é um país europeu localizado no sul do continente, seu território é banhado pelo mar Mediterrâneo; limita-se ao norte com a Suíça, Áustria e Eslovênia; e a noroeste, com a França. Esse país apresenta grande valor histórico, visto que ele abriga diversos monumentos de valor cultural, além de ter sido o berço de um dos maiores Impérios de toda a história: o Império Romano.

A Itália oferece a seus visitantes cerca de 100 mil monumentos, entre os principais Patrimônios Culturais e Naturais da Humanidade que se encontram na Itália estão: Centro histórico de Siena, Centro histórico de Florença, Veneza e sua lagoa, Praça do Duomo (em Pisa), Torre de Pisa, Centro histórico de Roma e Cidade do Vaticano, monumentos paleocristãos de Ravenna, sítio arqueológico e Basílica Patriarcal de Aquileia, entre outros. Todo esse patrimônio artístico, histórico e cultural da Itália atrai vários turistas: estima-se que o país receba mais de 35 milhões de visitantes anualmente. Sendo assim, o turismo se tornou uma importante atividade econômica.

A Itália é um destino que encanta turistas com suas belas paisagens, sua riqueza histórica e cultural e, claro, sua deliciosa gastronomia. De uma ponta a outra da adorável “bota” não faltam catedrais, palácios, fortalezas, importantíssimos sítios arqueológicos e incontáveis e sublimes obras de arte. Um festival de encantos que, como os deliciosos vinhos da terra, está pronto para ser degustado com a abundância que a tradição italiana manda.

Conhecida mundialmente por sua história, arquitetura e cultura, Roma é um dos destinos mais procurados em uma viagem à Europa. São inúmeras atrações que a capital italiana oferece, praças, museus, fontes e igrejas que convidam a um mergulho na História da humanidade. Roma é uma das cidades com maior importância na História mundial, sendo um dos símbolos da civilização europeia. Roma conserva muitas ruínas e monumentos na parte antiga da cidade, especialmente da época do Império Romano, e do Renascimento, o movimento cultural que nasceu na Itália. De acordo com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), a Itália abriga 70% do patrimônio histórico e artístico do mundo. O acesso mais conhecido à Cidade do Vaticano, o menor Estado independente do mundo, é pela Praça de São Pedro, cercada pelas colunas dispostas em elipse e encimadas por cerca de 140 santos. A enorme construção do Coliseu abrigava até 50.000 pessoas e começou a ser erguida em 72d.C e só foi inaugurada em 80d.C. A grande arena apresentava grandes combates, entre homens, entre animais e até mesmo entre embarcações; Uma vez que a arena podia ser inundada. Ainda em Roma podemos ver a linda Fontana di Trevi e o Pantheon.

Com beleza incomparável, Veneza fica na região do Vêneto, no nordeste da Itália. Situada sobre um grupo de 117 pequenas ilhas separadas por canais e ligadas por pontes. Ela está localizada na pantanosa Lagoa de Veneza, que se estende ao longo da costa entre as bocas dos rios Po e Piave. Veneza é famosa pela beleza de sua arquitetura e obras de arte. Uma parte da cidade está listada como um Patrimônio Mundial, juntamente com a sua lagoa. Veneza é um destino mágico com centenas de motivos que fazem valer a pena a visita, porém se tivéssemos que dar um só, seria que é uma cidade única no mundo e completamente diferente do resto, um lugar com um espírito único que faz com que todo mundo se apaixone por ela.

Cada curvinha perdida das estradas da Toscana reserva um deleite único, ora por uma igrejinha milenar esquecida, ora pela luz da tarde pincelando os campos de girassóis e vinhedos. E, quando esse cenário encantado já parece ser o suficiente, eis que surge Florença, a cidade responsável – juntamente com Roma e Veneza – pelo status de “terra de sonhos” da Itália. Desenvolvida às margens do Rio Arno, sobre o qual ainda perseveram sensacionais pontes ancestrais, a cidade de mais de 2 mil anos teve seu auge no Renascimento. Tal momento histórico contribuiu não apenas para a beleza dos casarões, com suas cúpulas ornamentadas, mas também para que ali se reunisse, ao longo dos séculos seguintes, uma grossa fatia da melhor arte já produzida em território italiano. Estima-se que aproximadamente 40% do acervo artístico do país estão nos museus e nas ruas de Florença.

Um país de infindáveis e belíssimas paisagens, dono de uma eclética gama de opções turísticas, a Itália é bela!! E esse é um dos motivos para conhecê-la!