Dubai

Dubai

População: 2.200.000

Moeda Local: UAE dirham

Clima: as temperaturas variam em torno de 10°C à noite no inverno (dezembro a março) até 49°C pela manhã no verão (junho a agosto).

Dubai é a maior cidade e emirado de mesmo nome dos Emirados Árabes Unidos (uma federação de monarquias absolutas hereditárias árabes). O Emirado de Dubai está localizado na costa do Golfo Pérsico, sendo um dos sete emirados que compõem o país. Dubai é o emirado mais populoso entre os sete emirados. Está localizada ao longo da costa sul do Golfo Pérsico na Península Arábica na Ásia. O município muitas vezes é chamado de Cidade de Dubai para diferenciá-lo do emirado homônimo. 

Dubai é, sem a menor dúvida, a cidade que mais tem nos surpreendido ultimamente e não somente por ser a de maior crescimento desde os anos 90, mas também porque esta cidade, capital dos negócios dos Emirados Árabes (e localizada estrategicamente entre as capitais financeiras de Londres e Singapura), tem se caracterizado por realizar vários e incríveis mega projetos, ficando conhecida mundialmente por ser extremamente desenvolvida e por seus enormes arranha-céus e largas avenidas deslumbrantes. Fizeram desta a cidade onde tudo, graças ao dinheiro do petróleo, é fantástico e gigante. Dubai é uma das cidades mais seguras do mundo, com taxas de criminalidade muito baixas, o que significa que passear pela cidade é muito seguro.

Mais moderna do que tradicional em relação aos outros territórios dos Emirados Árabes Unidos, Dubai passou por cima de seu clima desértico para chamar a atenção do mundo. A capital de mesmo nome combina um grande centro de negócios, lojas de luxo e muitas atrações para os visitantes.

Quando se fala em Dubai logo vem à mente construções arrojadas, frutos da riqueza vinda do petróleo. E isso é verdade. Nas últimas duas décadas, sobretudo, não parou de erguer arranha-céus de esplendorosa arquitetura. Entre os que mais atraem a atenção estão o Burj Khalifa, considerado o mais alto do mundo, e o Burj Al Arab, um dos edifícios contemporâneos mais prontamente reconhecíveis do mundo, este hotel maravilhoso em forma de uma vela ao vento se ergue graciosamente acima da costa ao sul de Dubai, sendo seu marco mais emblemático. Pode-se gastar horas visitando os souks (os mercados em árabe) ou os shoppings. O The Dubai Mall, que além de ser o maior shopping center do mundo, tem o maior aquário do planeta e fica numa área de 9 milhões de metros quadrados, à beira-mar. Para conhecer melhor a história do lugar, uma das opções é o Museu de Dubai, que reúne achados arqueológicos da região. Já a tradição islâmica está representada na belíssima Mesquita de Jumeirah.

Existe em Dubai um arquipélago artificial chamado The World. O nome vem do seu formato. Visto de cima, o The World lembra o mapa-múndi. Existem também em Dubai dois arquipélagos em forma de palmeira. Chamados de Palm Jumeirah e Palm Jebel Ali, as “Palm Islands” são arquipélagos artificiais feitos de areia e pedra. Para construí-los, foram utilizados 100 milhões de metros cúbicos de areia e pedras. Para se ter uma ideia do que isso significa: dá para soterrar 16 vezes a Lagoa Rodrigo de Freitas com essa quantidade de matéria-prima.

Conhecer o deserto deve fazer parte do roteiro de quem vai para esse país. E não existe melhor forma de explorar o deserto de Dubai se não for em um carro tração 4x4 Land Rover correndo em meio as lindas dunas com uma boa dose de adrenalina. Terminando o passeio em uma tenda de beduínos, em pleno deserto com um belo jantar beduíno servido de maneira muito típica.

Rápida história moderna de Dubai:

1966: Um marco na história de Dubai. Petróleo é descoberto no campo de Fateh, em Dubai.

1971: Os Emirados Árabes Unidos foram formados para a mútua segurança e prosperidade e se uniram à Liga Árabe. O Aeroporto Internacional de Dubai foi inaugurado.

1979: O porto de Jebel Ali foi inaugurado.O Dubai World Trade Centre começou suas atividades - sendo o primeiro edifício de muitos andares, abrindo caminho para uma série de outros ambiciosos projetos arquitetônicos.

1985: A companhia aérea Emirates foi criada.A Zona Franca de Jebel Ali foi inaugurada, atraindo considerável investimento.

1996: A Copa do Mundo foi organizada pela primeira vez em Dubai.Lançamento do Dubai Shopping Festival.

1999: Burj Al-Arab iniciou suas atividades e foi considerado o único hotel sete estrelas do mundo.

2002: Sheikh Mohammed inaugurou as cidades da Internet e da Mídia, além da propriedade privada para estrangeiros, estabelecendo as bases para a "Nova Dubai".

2003: Ambiciosos projetos começaram, incluindo a torre mais alto do mundo e as 200 ilhas artificiais.

2006: O Sheikh Mohammed bin Rashid Al-Maktoum torna-se governante de Dubai e vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos.

2009: O Terminal 3 da Emirates e o Metrô são inaugurados para acomodar o aumento de tráfego aéreo e terrestre.

2010: O Burj Khalifa tornou-se a estrutura mais alta construída pelo homem na Terra.